FANDOM

“Lute por Ela”
— Poster de batalha na Terra

A Terra, conhecida pelos humanos e Forerunners pré-históricos como Erde-Tyrene[2], é o terceiro planeta do Sistema Solar e um de seus quatro planetas telúricos (rochosos). Como terra natal da humanidade, a Terra foi um ponto marcante na história da galáxia, desde seu encontro com os Precursores[2] até o fim do Império Covenant[3]. Habitada há muito tempo atrás por uma civilização de seres humanos pré-históricos, que foi conquistada e dissolvida pelos antigos Forerunners[2], a Terra é atual capital planetária do Governo Unificado da Terra.

Terra foi o planeta com maior número de habitantes no território espacial conquistado pelos humanos. A humanidade por muito tempo acreditou que esse era o único planeta capaz de suportar vida no Universo.

História Editar

Pré-história Editar

A Terra foi formada ao longo de 4,6 bilhões de anos atrás, e suas primeiras formas de vida baseada em células complexas nasceram há 3,9 bilhões de anos. Mais ou menos 200,000 anos atrás, os ancestrais da humanidade, os Homo sapiens, evoluíram no Leste da África, onde através das eras se espalharam por todo o planeta. Eventualmente os humanos, que começaram como caçadores e coletores, começaram a desenvolver inúmeras civilizações.

As civilizações humanas se tornaram mais avançadas com o tempo, e com o possível contato com os Forerunners, a humanidade descobriu como se locomover pelo espaço e começar a colonizar outros planetas no Braço de Órion, na Via Láctea. Após serem derrotas em uma guerra contra os Forerunners, os humanos foram exilados de volta a Terra e se dividiram em subespécies, onde voltaram à um estado primitivo de civilização.

Depois da guerra contra os Forerunners, a humanidade e a Terra ficaram sobre o cuidado da Bibliotecária, uma Forerunner Modeladora de Vida que ajudou os humanos a reconstruir sua civilização. Algumas tecnologias, como máquinas movida a vapor e balões com ar quente, foram ensinadas pela própria Bibliotecária.

Guerra Forerunner-Flood Editar

Perto do fim da guerra contra o Flood, os Forerunners construíram uma máquina na África que geraria um portal slipspace para a Arca. Eles também anexaram a humanidade em sua Medida de Conservação para preservar essa forma de vida após o disparo dos Halos. Após o disparo, os humanos voltaram ao seu planeta natal onde recriaram toda sua civilização.

Civilizações e Era Moderna Editar

Anos depois do disparo dos Halos, a humanidade se reconstruiu, passando da fase de caça e coleta para civilizações e tecnologias mais complexas.

Pelo ano de 1914, o mundo estava dividido entre a Tríplice Entente, ou Aliados, formada pelo Reino Unido, França, Rússia e depois pelos Estados Unidos da America; e pela Tríplice Aliança, formada pela Alemanha, pela Itália e pelo Japão. A Tríplice Aliança foi derrotada no fim da Primeira Guerra Mundial em 1918, resultando em uma década de prosperidade aos Aliados, seguidos de uma depressão econômica e pelo fortalecimento do Fascismo, Nazismo e do Comunismo em muitos países. Em 1939, outra Guerra Mundial estourou, entre os Aliados (Grã-Bretanha, a União Soviética e outros países que se juntaram mais tarde, como os EUA) e os Países do Eixo (Alemanha nazista, Itália fascista e o Império do Japão). Em 1945, os Aliados derrotaram o Eixo. No mesmo ano mais tarde, as nações vitoriosas, numa tentativa de prever mais Guerras Mundiais, criaram as Nações Unidas, uma assembleia internacional que manteria a paz entre as nações, e foi um progenitor da UNSC. Em 1957, a humanidade conseguiu finalmente chegar ao espaço com dezenas de sondas e em 1961, foi a primeira vez que um humano foi ao espaço. Já em 1969, o ano foi marcado pela conquista da humanidade sobre o satélite natural da Terra, a Lua.

Após a Segunda Guerra Mundial, a humanidade cessaria qualquer tentativa de grandes guerras na época, com apenas conflitos regionais e guerras em pequena escala, incluindo a Guerra da Coreia, a Guerra do Vietnã, a Guerra Fria, e a primeira e a segunda Guerra do Iraque. Além disso, nenhuma guerra na dimensão das Guerras Mundiais anteriores aconteceram até dois séculos após o século 21.

Colonização Interplanetária e Conflitos Editar

Em 2080, os governos nacionais da Terra, sob a assistência da ONU, começaram a estabelecer colônias nos planetas próximos do Sistema Solar; porém, tal expansão veio acompanhada de certos problemas. Na metade do século 22, duas grandes facções emergiram: os neo comunistas Koslovics e os fascistas Frienden, que começaram a batalhar entre si e contra a ONU.

Entre Março e Junho de 2160, os Friendens das luas de Júpiter atacaram membros das Nações Unidas na lua de Io, gerando então um conflito de mais de três meses entre a Terra e as forças Jupiterianas dos Friendens. Os governos nacionais começaram então a suportar suas colônia e inicializaram uma campanha de militarização na Terra. Em 2162, um conflito armado estourou na América do Sul, iniciando as Guerras Tropicais

Editar

Referências Editar

  1. DK.co.uk: Halo 4 Essential Visual guide preview
  2. 2,0 2,1 2,2 Halo: Cryptum
  3. Halo 3: Halo