Wiki Halopedia
Advertisement


“Essa criança pode ser mais útil ao UNSC do que uma frota de destruidores, milhares de tenentes - ou até mesmo eu. No final, uma criança pode ser a diferença entre paz e uma guerra interminável.”
Dra Catherine Halsey sobre John

Master Chief Petty Officer (em português: Chefe Suboficial Mestre) John-117, conhecido pelo seu ranque de Master Chief, é um supersoldado do Programa SPARTAN-II da Divisão de Armamento Espacial da Marinha do UNSC. Ele foi uma das figuras mais importantes na Guerra Humano-Covenant e de alguns eventos que a sucederam.

Visão Geral[]

“Não me lembro do meu nome. Não me lembro da minha família. Não me lembro da minha casa. Mas consigo me lembrar do jogo. Jogamos todos os dias. E nunca perdi. O jogo... É a única coisa que eu posso lembrar sobre a vida que eu tinha antes de conhecer a Doutora Halsey. Desde então, eu experimentei uma vida inteira de combate. Através de trinta anos de guerra contra agressores alienígenas... Eu sempre soube meu destino. Eu sabia que um dia morreria em batalha. . Mas agora que está aqui... agora que é hora de morrer... acho que não estou pronto."”
— John refletindo sobre sua vida e seu destino
MCPOJohn

Master Chief Petty Officer John-117

Em agosto de 2558, John havia completado duzentas e nove operações militares, incluindo cento e trinta e seis campanhas completas; mais do que qualquer um na história do UNSC. Embora John tenha comandado quase todos os Spartan-II em certos momentos, ele passou a maior parte de sua carreira como líder do esquadrão do Time Azul. Suas ações durante a Guerra do Covenant lhe renderam todas as principais medalhas de serviço do UNSC e prêmios de combate, exceto o Medalhão de Prisioneiro de Guerra, bem como várias dezenas de honras civis.

À medida que a guerra se aproximava do fim, a maioria dos companheiros SPARTAN-II de John foram mortos em ação durante a Queda de Reach. No entanto, John e sua companheira IA Cortana conseguiram fugir de Reach a tempo e sua nave chegou aleatoriamente ao Halo Alfa, uma antiga super arma criada pelos Forerunners para destruir seu pior inimigo, o Flood, matando toda a vida na galáxia. Depois de destruir o Halo, a frota Covenant local e as forças Flood no anel, John retornou à Terra e participou da resistência à uma invasão improvisada do Covenant. Perseguindo os líderes dos invasores, Master Chief encontrou a Instalação 05, onde uma guerra civil logo eclodiu dentro do império alienígena. Semanas depois, John seguiu as forças restantes do Covenant até a Arca, o centro de controle da rede Halo, que ele desativou antes que os anéis pudessem ser disparados.

John desapareceu após a batalha final da guerra em dezembro de 2552, tendo acabado com a ameaça do Covenant, o Flood e os Halos. No período entre guerras, John foi condecorado como um herói, e embora ele tenha sido oficialmente declarado desaparecido como todos os SPARTANS, a maioria no UNSC acreditava que ele havia morrido. Após sua recuperação em julho de 2557, ele desempenhou novamente um papel fundamental no conflito entre o UNSC e as forças Prometeus do Didata e uma nova facção "Covenant", começando no Mundo Escudo Requiem. Isso culminou em um ataque à Terra e uma derrota temporária ao Didata, bem como a aparente perda de Cortana. John posteriormente se reuniu com o Time Azul e com a ajuda deles, derrotou o Didata pela segunda vez. John e seus compatriotas SPARTAN passaram a participar de inúmeras novas missões por mais de um ano.

Durante uma dessas missões, John teve uma visão de Cortana. Isso o levou a procurá-la, apesar de seus superiores proibindo-o, com o resto do Time Azul optando por permanecer ao seu lado. Por conta disso, o UNSC declarou o time de SPARTANS Ausente Sem Licença e enviou o Time de SPARTANS-IV Osíris para recuperá-los. Em Genesis, John e o Time Azul descobriram que Cortana estava viva e que ela havia assumido o Manto da Responsabilidade para si mesma e planejava usar os Guardiões para impor uma paz imperial em toda a galáxia. John rejeitou a oferta de Cortana para se juntar a ela, levando-a a aprisioná-lo, junto de seu time em uma Cryptum. No entanto, os SPARTANS-II foram libertados pelo Time Osíris, com ambas as equipes SPARTANS viajando para Sanghelios enquanto Cortana distribuía os Guardiões pela galáxia.

Identificação[]

Dentro das forças armadas, ele é mais identificado como "SPARTAN-117" ou pelo indicativo fonético "Sierra 117". Tal como acontece com todos os SPARTANS, John era considerado pelo Covenant como um "Demônio". No entanto, John especificamente era conhecido como "o Demônio", um epíteto que ele ganhou após a destruição da Instalação 04, apesar de que os Sangheili aliados o chamaram de "SPARTAN". O Didata e o Warden Eternal dirigiram-se a John e seus companheiros SPARTANs como Guerreiros ou Guerreiros-Servidores.

Biografia[]

Vida Prévia[]

PhilosophicalChildJohn

John crianças nos campos de Eridanus II

Nascido no dia 7 de março de 2511, John vivia com seus pais em Elysium City, na colônia de Eridanus II, onde ele estava matriculado na Instalação Primária de Educação de Elysium City Nº 119. Em sua infância, ele tinha cabelos castanhos, sardas e uma pequena lacuna entre os dentes da frente. Em uma certa vez, ele salvou sua amiga Parisa, que se tornaria uma tenente do UNSC no futuro, de se afogar em um lago próximo a sua cidade e prometeu se casar com ela para mantê-la segura. Além disso, ele era amigo de Ellie Bloom, sua vizinha, e de Katrina, com quem ele brincava de corrida de obstáculos.

Recrutamento[]

Aos seis anos, John foi escolhido pela Dra. Catherine Halsey como um do 150 candidatos para o Programa SPARTAN-II. John possuia capacidades físicas e mentais superiores a muitos de seus colegas, como por exemplo, ele era bem mais alto, tinha boas proporções físicas, era mais forte, tinha reflexos superiores e uma motivação agressiva para o sucesso. Quando ele foi recrutado, ele havia obtido 45 vitórias no que a Dra. Halsey chamou de uma versão mais brutal do jogo Rei da Montanha.

Johnabducted

Agentes do ONI abduzindo John

Quando a Dra. Halsey e o então Tenente Jacob Keyes visitaram Eridanus II em 2517 para estudá-lo - sendo ele o primeiro dos candidatos - eles ficaram impressionados com seu intelecto. Em um teste final, Halsey perguntou a ele qual lado de uma moeda cairia e, após ela joga-la, John capturou a moeda no ar e acertou o lado que ela caiu. Mais tarde no mesmo ano, ele e outras 74 crianças foram sequestradas de seus lares e levadas, em segredo, até Reach, onde começariam seu treinamento como SPARTANS. Para não levantar suspeitas, as crianças foram substituídas por clones, mas, como a tecnologia de clonagem não era perfeita ainda, todos os clones eventualmente sucumbiram de causas naturais. O clone de John, especificamente, morreu no dia 7 de dezembro de 2517.

Treinamento SPARTAN[]

Página Principal: Treinamento SPARTAN-II

“Lembrem-se disso: você não ganha ao menos que o time inteiro ganhe. Uma pessoa ganhando a custa dos outros significa que você perdeu.”
— Franklin Mendez explicando a ideia de trabalho em equipe
Young Blue Team

Alunos 087, 034, 058, 117 e 104, aos 8 anos de idade, depois de serem introduzidos no Programa SPARTAN-II

John e o resto das crianças escolhidas foram levados ao Complexo Militar da FLEETCOM em Reach, sua nova casa pelos próximos anos. Lá, a Dra. Halsey informou ás crianças sobre seu novo propósito: eles estavam destinados a se tornarem os protetores da Terra de todas as suas colônias. Na próxima manhã, John descobriu sua etiqueta de serviço, costurada em seu uniforme de treinamento, e seu novo nome: John-117. Ele começou a se ajustar à sua nova vida, treinando com outros SPARTAN sob o comando do Chefe Suboficial Franklin Mendez.

Em seu primeiro treinamento, John se juntou a seus colegas Kelly-087 e Samuel-034 no jogo Toque o Sino. John correu à frente de seus companheiros de equipe e cruzou a linha de chegada primeiro; no entanto, ele ficou confuso ao saber que seu time havia perdido, já que Kelly e Sam chegaram por último. Isso ensinou a John a importância do trabalho em equipe e, no dia seguinte, sua equipe teve uma pontuação mais alta. John logo se uniu a Kelly e Sam, que se tornariam seus primeiros e mais próximos amigos entre os candidatos. Por oito anos, John foi educado em história, estratégia e tática militar e armas, e recebeu treinamento físico extremo. Durante seu treinamento, John costumava provocar Serin-019 e seu hábito de comer sobras das refeições dos outros candidatos.

John rapidamente provou a si mesmo como um dos melhores candidatos do programa. Tanto a Dra. Halsey quanto Chefe Mendez o identificaram como um dos potenciais líderes dos SPARTANS-II, junto de Kurt-051, Jerome-092 e Frederic-104. Halsey acreditava que John tinha tanto as capacidades quanto as habilidades naturais para liderar totalmente todos os SPARTANS, mas o Mendez discordava dela, acreditando que Kurt seria o mais adequado para o título. Eventualmente, John foi consagrado como o líder do supersoldados, além de liderar o Time Azul.

Tomando iniciativa[]

“Ninguém ficara para trás. Nós vamos descobrir uma maneira de sairmos todos daqui.”
— John motivando seus colegas
Blue Team in wilderness

John e seu time nas florestas de Reach

Quando os SPARTANS completaram oito anos de vida, eles foram enviados em uma missão de treinamento em uma floresta dentro das Altas Montanhas de Reach. O objetivo da missão era de que os times de SPARTANS chegassem a um veículo de extração, uma nave Albatroz. Uma das ordens era de deixar o último membro a chegar na nave para trás ou todos sofreriam uma punição severa. Após se organizarem, o time de John o escolheu, algo que o surpreendeu mas eventualmente aceitou. Ao chegarem na Albatroz, que estava protegida por Fuzileiros do UNSC, John criou um plano para eliminá-los, capturar a nave e garantir a segurança de todos os membros da equipe, mesmo sabendo das consequências de desobedecer a ordem. Eventualmente, John e seu time cumpriram a missão com todos os membros presentes. Apesar de, inicialmente, estar furioso com John por ele ter desobedecido ordens de seus superiores, Mendez e Halsey reconheceram a iniciativa de John e o promoveram a Lidero do Esquadrão.

Melhorias físicas[]

Spartan augmentation 02

John, aos 14 anos, passando pelos procedimentos de melhoria física

Aos 14 anos, John passou pelos procedimentos de melhoria física do Programa SPARTAN-II. Esses procedimentos resultaram na morte de 30 alunos e no aleijamento de mais de uma dúzia deles, sendo eles levados a instalações do Escritório de Inteligência Naval. John foi um dos 33 alunos que conseguiram passar ilesos dos procedimentos. Muito além das alterações físicas, os aprimoramentos aumentaram os reflexos e a força dos SPARTANS e tornaram seus ossos quase inquebráveis. Após seus tratamentos, John e os outros SPARTANS foram transferidos para a UNSC Atlas para se recuperarem em um ambiente de micro gravidade. Durante sua primeira visita ao ginásio da Atlas, John foi confrontado por quatro ODSTs, cujo sargento então ordenou que os cinco entrassem no ringue de boxe. Na luta que se seguiu, John acidentalmente matou dois dos ODSTs e deixou os outros gravemente feridos. De acordo com o Major Antônio Silva, este incidente foi orquestrado pelo ONI para testar as melhorias dos SPARTANS. Embora John tenha tentado evitar o confronto, ele ainda assim se sentiu culpado por ser forçado a matar outros seres humanos, mas sentiu que seguindo as ordens do sargento, ele fez a coisa certa. O então ODST Anthony Petrosky, que testemunhou a luta, mais tarde se referiria a seus companheiros como "cordeiros para o abate"; ele descreveu os socos de John como explosões rápidas, e que a luta acabou em menos de cinco segundos.

Após seu retorno a Reach para mais treinamentos, John e os outros Spartans logo foram realocados de seus quartéis no complexo militar FLEETCOM para as minas de titânio abandonadas nas proximidades. Deixados nas cavernas sem equipamentos e confrontados com fuzileiros navais usando as Armaduras Pesadas Mark I, os SPARTANS superaram continuamente a oposição que o Chefe Mendez planejou para eles usando equipamentos e táticas improvisadas.

Infiltrando em Eridanus Secundus[]

John 01

John e seu time durante a Operação: GARRA

A primeira missão de John: Operação: GARRA, era de capturar o líder Insurrecionista Coronel Robert Watts dentro de um campo de asteroides no sistema Eridanus, seu sistema natal. De acordo com o plano, o Time Azul, composto por John, Kelly, Fred, Linda e Sam, se infiltraria na base dos Insurrecionistas ao se esconderem a bordo da fragata Laden. Ao chegarem no sistema, eles saíram da nave e rastrearam seu alvo até o quartel usando carga previamente marcada. Os SPARTANS eliminaram os guardas e foram para o apartamento de Watts, embora John tenha sido baleado na lateral, com uma bala penetrando em seu traje, ricocheteando em algumas costelas e causando uma tremenda quantidade de sangramento interno, permanecendo alojado em seu abdômen durante o tiroteio. Com cuidado para não matar Watts, eles o encurralaram, o sufocaram e o forçaram a entrar em uma caixa de carga lacrada. Para sair, Sam usou explosivos C-12 para explodir as portas do hangar principal. Quando o hangar foi descomprimido, os Spartans escaparam da base dos rebeldes em um Pelican roubado da UNSC. Os resultados oficiais da missão listaram onze soldados inimigos mortos e um número desconhecido de civis rebeldes. John recebeu uma medalha Coração Púrpura após a conclusão da missão.

Guerra Humano-Covenant[]

Chi Ceti IV[]

Início da Guerra[]

Uma guerra de duas faces[]

Meio da guerra[]

Final da Guerra[]

Sigma Octanus IV[]

Queda de Reach[]

Conflito da Instalação 04[]

Retornando a Reach[]

Invasão ao Hierofante Inflexível[]

Batalha pela Terra[]

Instalação 05[]

Caçada pela Verdade[]

Retorno a Terra[]

Instalação 00[]

Ativando os Halos[]

Perdido em Ação[]

Período Pós-Guerra[]

Requiem e o Didata[]

Conflito de lealdade[]

Invasão à Abordagem do Manto[]

A Forja dos Compositores[]

Auto atribuição[]

Incidente de Biko[]

Argent Moon[]

Ausente Sem Licença[]

Genesis e a revelação[]

Volta a Casa[]

Batalha da Instalação 07[]

Teste de Lendas[]

Personalidade[]

Liderança[]

Reputação[]

Relacionamentos[]

TBA

Características Físicas[]

TBA

Equipamentos[]

TBA

Curiosidades[]

TBA

Galeria[]

Aparições[]

Fontes[]

Advertisement